Fazendo a edição do seu livro no Word

A editoração eletrônica é um passo muito importante para o resultado final de um livro. Geralmente não nos damos conta, mas um livro sem editoração profissional além de não ser atraente aos olhos dificulta a leitura. Subtítulos que iniciam em finais de página, parágrafos mal divididos, tabelas desconfiguradas e má organização do texto são tarefas que uma boa editoração eletrônica pode resolver, além é claro, da inserção daqueles detalhes charmosos que são posicionados sutilmentes conforme a temática do texto e que encantam o leitor.

Porém se você não quer optar pelo serviço de um profissional que oferecemos durante as escolhas do seu orçamento, vamos passar algumas dicas de como preparar o seu texto da melhor forma possível para ser enviado ao site do Liro.

  • Configurando a página:

No Liro é possível imprimir o seu livro em dois formatos:

- A5 = 14,8 X 21cm

- Bolso = 14,8 X 10,5 cm

Vamos configurar passo-a-passo usando o programa Microsoft Word 2007:

Clique na aba superior Layout de Página e depois clique no pequeno botão indicado na imagem pelo quadrado vermelho.

Figura 1
Na janela que vai abrir clique na aba papel e selecione o formato A5, ou configure manualmente o formato de bolso selecionando o Tamanho Personalizado e insira nas medidas do papel esses valores:
Largura: 10,5cm  e altura: 14,8cm

Figura 2

Depois de selecionado o papel clique na aba Margens e configure as medidas apropriadas para o formato escolhido:

Formato A5 = 14,8 X 21 cm
Margens Mínimas: 1,5 cm

Formato Bolso = 14,8 X 10,5
Margens Mínimas: 1,00 cm

Você pode inserir mais espaços nas margens se desejar, mas tamanhos inferiores podem ter problemas de acabamento.

.

  • Numeração de página:

Um erro geralmente cometido é esquecer que a numeração das páginas ímpares deve ficar no lado oposto das páginas pares no livro impresso. A melhor opção em caso de dúvida é centralizar a numeração de página.

Figura 3

Clique na aba superior Inserir e depois no botão Número de Páginas. Na menu que vai abrir abaixo escolher entre numeração no inicio ou fim da página e depois selecionar a segunda opção de numeração que vai inserir os números no centro horizontal da página.

No próximo post vamos dar umas dicas de como utilizar a ferramenta de estilos no Word. Ela pode ajudar muito quem precisa configurar diversas vezes as opções de fonte e parágrafo em partes diversas do texto. Um exemplo é quando você tem um texto com diversos subtítulos e não quer ficar configurando um-a-um tipo de fonte, tamanho de fonte e disposição no parágrafo. Com a ferramenta estilo, basta dois cliques e para configurar cada subtítulo da mesma maneira.

Lembrando que você não precisa editorar o seu texto se optar pelo serviço de editoração da equipe do Liro no momento de solicitar o seu orçamento.


Tags:

 
 
 

One Response to “Fazendo a edição do seu livro no Word”

  1. Gravatar of Ana Ana
    18. janeiro 2013 at 16:45

    Muuuito obrigada pelas dicas!
    Foram de grande ajuda…

    Ana

Deixe uma resposta